:

  • Cuca É Anunciado Como Técnico Do Corinthians E Acusação De Assédio Volta À Tona


  • Treinador de 59 anos estava livre no mercado desde o fim de 2022, quando deixou o Atlético-MG

Após a derrota em casa para o Argentinos Juniors, pela Copa Libertadores, o Timão agiu rápido na contratação de Cuca. O novo comandante assinou contrato até o fim de 2023.

A pressa para definir o novo técnico é justificável, tendo em vista a agenda de jogos deste mês. No próximo domingo o Corinthians visita o Goiás pelo Brasileirão. Na quarta que vem Copa do Brasil, onde a equipe tentará reverter o placar contra o Remo, que venceu o jogo de ida por 2 a 0. 


O presidente do Timão, Duilio Monteiro Alves, e parte de comissão interna acham Cuca um bom nome para o cargo. A contratação só foi vetada anteriormente devido a uma condenação de abuso sexual na qual o técnico está respondendo na justiça.  

O caso ocorreu em 1987, quando Cuca ainda era jogador. Ele e três colegas foram acusados de manter relação sexual com uma garota de 13 anos em Berna, na Suíça. 

Dois anos depois Cuca foi condenado a 15 meses de prisão por atentado ao pudor, mas se diz inocente.

Além disso, historicamente o Corinthians é engajado em causas sociais, sua campanha mais recente é o "respeita as minas".

Como treinador, Cuca soma o título a Libertadores de 2013, pelo Atlético-MG. Ele também faturou dois Brasileiros, pelo Palmeiras em 2016 e pelo Galo em 2021. Seu último trabalho foi no Atlético-MG, encerrado no fim do ano passado.

Entenda A Condenação De Assédio Sobre Cuca

Cuca quando jogava no Grêmio — Imagem: reprodução

A rejeição de parte dos torcedores ao atual comandante do Corinthians vem de um caso policial de 1987, em Berna, na Suíça, quando Cuca jogava no Grêmio.

Naquele ano, uma garota de 13 anos acusou de estupro coletivo Alexi Stival (Cuca) e mais três jogadores do Grêmio: Eduardo Hamester, Fernando Castoldi e Henrique Etges.

Cuca e os demais jogadores do Grêmio foram condenados a 15 meses de prisão, porém, ele nunca cumpriu a pena, pois o Brasil não extradita seus cidadãos.

- Venho neste momento falar de uma coisa que me incomoda muito, porque há 34 anos houve um episódio comigo. Essas coisas aconteceram há 34 anos e hoje elas estão vindo como se tivessem acontecido hoje e eu fosse condenado e culpado. Para resumir: eu não tenho culpa nenhuma de nada, nunca levantei um dedo indevidamente ou inadequadamente para alguma mulher – disse Cuca ao Uol em 2021.

Após longos dos anos, em 2004, o crime prescreveu - ou seja, por falta de maneiras de prender o acusado e por ultrapassar o limite de tempo, o processo caducou.

Vale lembrar também que Cuca não foi reconhecido pela adolescente na delegacia, mesmo assim foi condenado por ter participado do crime contra vulnerável.

O Dia Do Assédio

Segundo dados da época, os policiais afirmaram que a jovem de 13 anos foi até o hotel dos jogadores do Grêmio para pedir camisa e autógrafos da equipe. 

No quarto 204, dois rapazes que estavam com ela teriam sido expulsos pelo jogadores e lá teria ocorrido o crime sexual.

O caso ficou conhecido como "O escândalo de Berna". O Grêmio seguiu a tour que fazia pelo continente.